O governo federal alerta que algumas marcas e lotes de café torrado foram considerados impróprios para consumo, após análise do Departamento de Inspeção do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo o órgão, foram detectadas a presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação.
Mais de 100 amostras de café foram analisadas
De acordo com a lei brasileira, são classificadas como matérias estranhas: grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras, torrões e outras sujeiras.
Já as impurezas são cascas, paus e outros detritos provenientes do próprio pé de café.
A identificação dos problemas aconteceu após a Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país, entre os dias 18 e 28 de março de 2024.
Na oportunidade, 168 amostras de café foram coletadas pelas autoridades brasileiras.
Leia mais
Como a ciência fez do café brasileiro uma referência mundial
Método para tornar café mais saboroso é comprovado cientificamente
Aroma do café pode ajudar a parar de fumar
O café é aliado ou inimigo das pessoas com Parkinson?
Confira abaixo a lista de marcas e lotes de café impróprias para consumo
Orientações para a população
A orientação do Ministério da Agricultura é que as pessoas deixem de consumir os produtos listados. Além disso, é possível solicitar a troca por marcas ou lotes que estejam de acordo com a legislação brasileira, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.
O governo federal afirma que todos os produtos irregulares deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis imediatamente. Caso algum cidadão encontre alguma dessas marcas sendo comercializadas, a orientação é que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR.
Nenhuma empresa apresentada na lista divulgada pelo Mapa se pronunciou oficialmente sobre o assunto até o momento.
O post Governo divulga lista de marcas e lotes de café impróprios para consumo apareceu primeiro em Olhar Digital.