Cientistas fizeram uma descoberta impressionante a mais de 3 mil metros de profundidade no Oceano Polar Ártico. Eles localizaram um campo de fontes hidrotermais ao longo de uma cordilheira subaquática na costa de Svalbard, na Noruega. O local é considerado um “oásis de vida” em meio à escuridão.
Presença de vida em condições extremas
Até então, a região era considerada um abismo escuro e com pouca vida.
No entanto, a atividade vulcânica abaixo do fundo do mar faz com que o calor penetre, criando refúgios de calor e reações químicas onde a vida pode prosperar.
O campo mede pelo menos um quilômetro de comprimento e 200 metros de largura, e foi batizado de Jøtul, em homenagem aos gigantes da mitologia nórdica que vivem sob montanhas.
A descoberta é considerada importante para obter avanços na compreensão da distribuição da comunidade da fauna quimiossintética.
Além disso, ela pode ajudar a fornecer informações sobre a química dos oceanos.
O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.
Leia mais
Origem da vida pode estar em um lugar mais fundo do que pensávamos
Criaturas horripilantes são descobertas nas profundezas do oceano; veja
Teria coragem? Empresa quer construir casas nas profundezas do oceano
O que são fontes hidrotermais?
De acordo com os pesquisadores, a água penetra no fundo do oceano, onde é aquecida pelo magma. A água superaquecida, então, sobe de volta ao fundo do mar por meio de rachaduras e fissuras. Durante este processo, o fluido fica enriquecido em minerais e materiais dissolvidos das rochas da crosta oceânica.
O Campo de Jøtul está localizado na fronteira entre duas placas tectônicas, no que é conhecido como uma crista de propagação lenta. As placas estão se afastando muito lentamente, o que faz com que a crosta se estique e cria fissuras e rachaduras.
Campos de ventilação hidrotermal são alguns dos ambientes submarinos mais interessantes. Eles geralmente estão localizados em grandes profundidades, onde a luz do Sol não consegue penetrar. Isso cria uma escuridão permanentemente, um frio extremo e uma pressão enorme, condições muito adversas à vida.
Já as fontes hidrotermais atuam como oásis. Os minerais que se infiltram e se dissolvem na água fornecem a base para uma teia alimentar dependente a partir da quimiossíntese, aproveitando as reações químicas para obter energia, em vez da luz solar. Isso possibilita a criação de um ambiente cheio de espécies, o que pode fornecer pistas sobre como a vida pode surgir em outros planetas.
O post “Oásis de vida” é descoberto nas profundezas do Oceano Ártico apareceu primeiro em Olhar Digital.