A subsidiária russa do Google informou que não tem meios para pagar seus custos no país em razão do bloqueio de suas contas bancárias por parte do governo. “O confisco pelas autoridades russas da conta bancária do Google Rússia tornou insustentável o funcionamento de nosso escritório na Rússia, incluindo empregar e pagar funcionários [russos], pagar fornecedores e vendedores e cumprir outras obrigações financeiras”, disse um porta-voz da gigante da tecnologia. 

Sob forte pressão

O Google está sob pressão da Rússia há meses, acusado de não excluir conteúdo que Moscou considera ilegal e por restringir o acesso a alguns veículos de mídia do país no YouTube. O Google não confirmou imediatamente se outros confiscos ocorreram.

A subsidiária enviou “um aviso da intenção de se declarar insolvente”, informou uma nota publicada no Fedresurs, registro oficial da Rússia, nesta quarta-feira (18). “Desde 22 de março de 2022, [a empresa] prevê a sua própria insolvência e incapacidade de cumprir obrigações”.

Leia mais:

Google usa teto na forma de ‘escama de dragão’ para obter energia renovável em nova sede Google mostra óculos inteligente capaz de traduzir conversas em tempo real Felipe Neto entra para o top 5 dos maiores youtubers do mundo; veja o ranking

Ameaças e multas

A Rússia informou que não planeja bloquear o YouTube, apesar de repetidas ameaças e multas, reconhecendo que tal medida provavelmente prejudicará usuários do país. 

Com contas confiscadas, Google poderá deixar de honrar com compromissos na Rússia, como pagamento de funcionários; medida é mais uma ação do governo russo para censurar gigante da tecnologia. Imagem: Achinthamb/Shutterstock

O presidente-executivo da Rostelecom, Mikhail Oseevskiy, disse que o Google está operando normalmente no país, com todos os servidores, segundo a agência de notícias Tass. 

A receita da subsidiária russa do Google em 2021 foi de 134,3 bilhões de rublos, segundo o banco de dados de empresas russas da Spark, da Interfax.

O Google, que interrompeu a grande maioria de suas operações comerciais na Rússia após Moscou invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro, disse que seus serviços gratuitos, incluindo busca, YouTube, Gmail, Maps, Android e Play, permanecerão disponíveis para usuários russos.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Google declara insolvência após governo russo confiscar contas bancárias apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!